Mrs. Maria Helena Lage Pessoa
Professora de Piano
Educadora musical, professora de piano, pianista, compositora, arranjadora, produtora musical, co-diretora do estúdio Trilha Sonora e da editora Lumah. Iniciou os estudos de piano com sua mãe, a pianista, pedagoga, professora de piano e musicalização Hulda Lima Lage, com quem pôde vivenciar desde muito cedo a performance pianística e a prática do ensino musical; com o pai, Hiram Lage, violoncelista, vivenciou também, desde a infância, o ambiente artístico com música de câmara e apreciação orquestral.
Concluiu, na adolescência, o curso de piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza-CE, na classe da professora Margarida Selma Leite Castelo. Seguiu sua formação musical em piano, flauta doce e cravo em cursos e vivências no Brasil, França e Estados Unidos. Atuou como flautista, cravista e pianista nos grupos camerísticos Syntagma e Ad Libitum. É especialista em Educação Musical e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Com o marido, o guitarrista Ronaldo Pessoa, fundou o Estúdio Trilha Sonora, passando a atuar desde 1994 com a produção de áudio (direção musical, composição e arranjos) para o mercado fonográfico, publicitário e de áudiovisual.
Contribuiu com diversos projetos sociais e ações em prol do desenvolvimento da música no Estado do Ceará como o Projeto Briançon Tempo de Brasil (2006 a 2016), Festival Internacional Violoncelos em Folia (2014 a 2018) e Academia Sinfônica do Pecém (2022 a 2023
Como especialista em Educação Musical, tem se dedicado à pesquisa no âmbito da pedagogia do instrumento, em especial, o piano; pesquisa que já resultou em diversas palestras e cursos sobre práticas pedagógicas e na publicação do método: “Amigos do Piano, Iniciação à leitura” – 2018 (co-autoria com Bruno Fragoso), “Amigos do Piano, Pré-leitura” – 2019, “Caderno de Repertório e Atividades – Parte 1” - 2021 e “Caderno de Repertório e Atividades – Parte 2” - 2023 (co-autoria com Angelita Ribeiro).
Em 2019 torna-se membro da SAA – Suzuki Association of Américas e desde então vem se capacitando continuamente na metodologia e atuando como professora Suzuki.
Em 2022 iniciou um projeto pioneiro no Brasil: Ensino do piano em grupo como disciplina obrigatória da grade curricular, desde Ensino Infantil até o Ensino Médio, em uma escola de ensino regular na cidade de Fortaleza-CE. Atualmente tem 140 alunos de piano sendo 40 no seu estúdio particular e 100 no Colégio São João da Cruz.