Dra. Cristina Capparelli Gerling
Professora Titular de Piano
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cristina Capparelli distingue-se por conciliar as atividades de pianista, pedagoga e pesquisadora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1985, foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música iniciado em 1987, tendo se tornado professora titular de piano em 1996.
Na sua formação diplomou-se no Conservatório Musical de Uberlândia tendo posteriormente estudado com Isabel Mourão, Daisy de Lucca, Dirce Knijinick e Camargo Guarnieri. Recebeu o título de mestre em música com honras no New England Conservatory “com distinação” na classe de Victor Rosenbaum (piano), Benjamin Zander e Eric Rosenblith (música de câmara) e Ernst Oster (análise schenkeriana). Recebeu o grau de doutor em artes musicais na Boston University tendo por professores de piano Bela Nagy e Anthony Di Bonaventura. Durante sua primeira temporada naquele país, foi escolhida para uma turnê pelo sul do país como solista da orquestra de Câmara New England Sinfonia. Já atuou sob a regência dos maestros Fredi Gerling, Antônio Carlos Borges Cunha, Isaac Karabtchevsky, Manfredo Schmiedt, Garcia Virgil, Julio Medaglia e Ion Robertson, entre outros destacados músicos.
Entre os CDs que gravou constam a obra completa para piano do compositor Bruno Kiefer (1995) “e a vida continua…” , sendo que a última peça gravada Terra Selvagem pode ser encontrada em outra gravação, Colóquio, ambas produzidas pelo selo Funproarte de Porto Alegre. Esta produção recebeu o Prêmio Aççorianos por melhor gravação de música erudita. Seu CD intitulado “Música Latino-americana para Piano”, sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música da UFRGS, reflete seu interesse por um repertório variado e extenso. No ano de 2008 gravou o CD “The Brazilian Cello” para o selo Meridian da Inglaterra com a violoncelista Tania Lisboa e que contém, entre outros, a obra completa para violoncelo e piano de Camargo Guarnieri. Esta gravação recebeu críticas elogiosas com destaque para “o tremendo desempenho na parte do piano” (Musicweb International, Nick Barnard) e teve seu lançamento oficializado no recital no Wigmore Hall em Londres. Em 2011 lançou o CD com a obra completa para piano dos renomados compositores baianos Alda e Jamary Oliveira e em 2012 colaborou com o percussionista Dave Johson no CD “Memories of Brazil” com a música de Ney Rosauro. Foi novamente agraciada com o troféu Açorianos de melhor instrumentista no Balé-Concerto de Vagner Cunha intitulado Mahavidas e orquestrado para dois pianos, flauta, flautim, percussão e orquestra de cordas. Este evento também gerou uma gravação em CD premiada. Em 2013 organizou o CD “A Musica para piano de Camargo Guarnieri- 8 Sonatinas e Sonata” no qual participa em parceria com os colegas docentes do Departamento de Musica da UFRGS Catarina Domenici, Ney Fialkow e André Loss. Cristina é a pianista das Sonatinas 1 e 3 bem como a formidável Sonata de 1972.
Tendo realizado um estágio de pós-doutoral na University of Iowa nos anos 1990, vem desde então publicando regularmente sobre o fenômeno da intertextualidade na obra de compositores brasileiros e latino-americanos. Seu trabalho sobre a memorização musical desenvolvido com o psicólogo Roger Chaffin (University of Connecticut) ao longo de vários anos se reflete não só em um número expressivo de teses e dissertações de seus orientandos, mas também em artigos como o recém lançado pelo prestigioso periódico Musicae Scienciae. Por três vezes foi apoiada pela Comissão Fulbright com bolsa nos Estados Unidos, desde 1990 é pesquisadora do CNPq. Em 2022, recebeu o Prêmio Senior da TeMA-Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical pelo conjunto da sua obra. Desde então, a Editora da TeMA publicou os dois primeiros fascículos de uma série que tem as Sonatinas Latino-Americanas para piano como ojeto de investigação e divulgação.
Além de premiados em concursos de instrumento, seus orientandos têm sido igualmente selecionados como docentes em escolas de renome no país e no exterior. Sempre em busca de novos conhecimentos aplicados à execução pianística e à interpretação musical, Cristina tem se voltado para o estudo da abordagem Taubman de técnica pianística.